experiências_espirituais
EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS
Ao visitar uma cristã naturalista, para comer alimentos à base de sementes germinadas, ao sair da feirinha, deparei-me com a mais branca das aves, pois nunca vira uma pomba tão branca, mas tão branca, que me pus a admirá-la.
Ela não gostou do admirador, e fugiu de mim. Esvoaçou pedindo-me que fosse embora. Como viu que não a deixaria em paz, voou para longe, indo pousar à marquise distante de um prédio.
Os judeus pedem sinais miraculosos, os gregos buscam sabedoria, os “cristãos” querem experiências espirituais. Eu bem posso dizer que nunca as procurei, e que durante bom tempo em minha vida como cristão, se é que posso ser chamado assim!, --- ai de mim! --- eu busquei sabedoria, e não penso que a tenha achado, não, nada além da falsa humildade de que fala Saulo e algum outro aos colossenses. Uma coisa porém me aconteceu: embora eu não as queira, parece-me que muito avidamente me buscam a mim as experiências espirituais, de modo que me assombro, e todos os dias sou fulminado!.
Acredito que assim é com muitos homens e mulheres entre os de nossas igrejas. Infelizmente, nem todos gostam de partilhar as coisas que passam, que nem eu. Isso não acontece somente comigo, mas alguns têm dificuldades com coisas assim, como diz uma moça chamada Lara, da igreja de Los Angeles, na pergunta que faz a Douglas J. (Q&A, no. 590). Estou procurando entrar em contato com ela, e peço, se algum de vocês tem acesso a cristãos em Los Angeles (talvez pela lista bros&sisters, que, por hora, não posso acessar), peço que me consiga contato com ela, caso ela o queira (estou vendo se ligo pra lá, pois um irmão me deu telefone da ig de Los Angeles, mas minha fé não bate bem com telefone1, de modo que eu fico vendo mais o tamanho da igreja de Los Angeles do que a possibilidade de encontrá-la, enquanto que pela www creio possível, e bem possível); estou fazendo isso pois (e ai de mim em dizer isto, mas, lá vai!) sou bastante cético para não me deixar levar por Satanás, pelo menos no que diz respeito a isso, pois minha criação foi isenta de qualquer espécie de parâmentros espirituais.
Às vezes tenho a impressão que somente eu e alguns baianos têm experiências espirituais esdrúxulas, dessas de fazer uma pessoa se prostrar rosto em terra e implorar, “não me fulmina não, Senhor Deus!, que eu sou completamente impuro para estar na sua presença!!!”
Entretanto, se você acha isso estranho, eu te digo que, se você quer entrar no reino dos céus você tem que ser mais zeloso do que o mais zeloso fariseu na prática de sua religião...
et que, mais estreito do que isso é se lembrar que, quem quer o reino, tem que se tornar menor do que uma criancinha, como a que Jesus pegou e pôs no colo.
31 de maio. Pós-advertência de Fred, da Bahia.
Minhas experiências com Jonas.
As pessoas dizem que o “sinal de Jonas” é o fato de ter ele sido engolido por um grande peixe.
Pra mim, o sinal de Jonas é o fato de que, antes de Cristo, qual foi a nação estrangeira que se arrependeu de seus pecados, e não foi submetida à destruição ou castigo de Deus?, senão somente aquela à qual Jonas foi enviado. Bem como porque, ainda que contrariado, ele cumpriu com a missão, depois dos incidentes que Deus formulou para convencê-lo.
Jonas é um homem muito peculiar para mim. Uma lição forte que tiro, pra mim, desde que passei uma situação semelhante à de Jonas, no fim do pequeno rolo, quando ele está reclamando da vida e uma planta cresce sobre ele, é que, as coisas terminam e, reclamando ele ainda, Deus fala duro com ele. O interessante é que alguns teólogos chegam a dizer que o pergaminho de Jonas é um livro inacabado, pois o diálogo no fim parece desconexo. Entretanto, o que as pessoas acham desconexo, é que o pergaminho termina com Deus passando um sabão em Jonas, e Deus dá a última palavra. Depois da última palavra de Deus, uma pessoa tem que ter imaginação cinematográfica, pra imaginar Jonas se levantando, constrangido, talvez meio contrariado, pegando os restos da planta e fazendo um cozido, ou então indo pra cidade comprar umas roupas novas pra viagem e voltar pra casa, e viver feliz para sempre!...
10 de junho.
1 não batia. Desde que comecei a namorar, começou a bater, porque ela está atolada, e não pode sair de casa.
Não, não comecei a namorar. Por enquanto é paquera.
É aquilo que vem antes do namoro. Os cristãos “antigos” chamavam de “construção”, peculiarmente ao sotaque “da Galiléia”, como Simão.
Agora vcs me vejam isto: se não tem a palavra “namoro” na Bíblia, essa “coisa” não existe, certo?.
Que se dirá de paquera?!
(paquerar. Verbo formado a partir do substantivo paqueiro.
paqueiro. Substantivo. Raça de cães, especializados em caçar pacas.)
Quem acha que não existe esse negócio de namorar..., vá ler provérbios!, e encontre.
E seja feliz!.
Namoro é o que vem antes do noivado.
Uma cristã, já mais velha, me questiona, às vezes, dizendo algo com que concordo, ela diz: “eu acho esses namoros na igreja muito sérios”. A minha maneira de dizer é a que segue: eu acho que há solteiros que namoram na igreja que se portam mal, como se fossem pessoas casadas. E não falo de imoralidade, mas de comportamento.
Vão me dizer... “mas no mundo, as pessoas namoram...” é verdade!. No meu entendimento, NAMORO, namoro meeeesmo, é coisa que, como cristão, entendo que somente um casal (homem e mulher casados) realmente faz.
Obviamente, meu entendimento é um pouco parco, um pouco parvo...
Você tem namorada?, bom: não se esqueça do seu estado civil. É espiritualmente recomendável dar valor às pequenas coisas, dizem.
Então a pessoa paquera, namora e noiva. Ser humano: bicho complicado! “Pôxa, Guga, agora que eu estava começando a processar as últimas notícias!...”
Calma, calma, nada mudou, olha: paquera = construção, paquera = construção, lembra?...
Paquera é só o “modus profanus”. No século II eles já se perguntavam “podemos ou não podemos ir ao teatro?...”. (Leia Tertuliano, acho.)
E a escritura sagrada diz: se comer carne faz alguém tropeçar, não é melhor ficar sem comer?, e tb diz tudo é puro.
Vc quer esperar se casar para ler cântico dos cânticos?, ou vc acha que pode ler a Bíblia toda?... Eu acho que há mistérios a respeito de Cristo e sua noiva. A carta que fala da armadura complexa fala tb a respeito dessas coisas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home